Comunicação do Diretor da ESPCR

Caros (a) alunos (as), pais e encarregados de educação

Caros professores (as), colaboradores e colegas da direção da Escola

Exmos. parceiros, benfeitores e amigos

Senhores e Senhoras, jovens e adolescentes da nossa Comunidade Educativa em geral

 

Nesta data, a nossa Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos (ESPCR) completa a bonita idade de um quarto do século, ou seja, 25 anos de existência marcados por muito trabalho e por resultados indesmentíveis levados a cabo por muita gente.

Como tem sido tradição, é o dia em que normalmente temos a oportunidade de convívio e sobretudo de alguma reflexão e avaliação sobre o caminho percorrido

25º_aniversario.png

até hoje e, sobretudo, a perspetivação do futuro que nos espera, mas que é fruto da nossa ação e construção, hoje e agora.

Este ano, apesar de tudo, celebramos esta efeméride, sob o lema, ESPCR, 25 anos a qualificar.

Infelizmente, diferentemente de todos os anos, devido à situação de Pandemia do Covid-19 e o estado de emergência decretado em função disso com a medida de distanciamento social em curso, não poderemos usufruir do habitual convívio e outras atividades que requerem a presença e interação física nos mesmos espaços da nossa Escola. Todavia, nem por isso, deixaremos de marcar este dia, e cada um ou em partilha digital com outros membros da nossa Escola, nomeadamente, com reflexões, partilhas de histórias e imagens de comemorações passadas, o que até nos pode ajudar a passar este momento difícil a que estamos todos confinados. Vamos fazer isso!

Como sabemos, em tempo de pandemia e de confinamentos, o foco principal é vencer esta batalha o quanto antes para retomarmos tão breve quanto possível, ao convívio uns dos outros, às nossas rotinas, quiçá, com mais vontade e dedicação. Sabemos das dificuldades e constrangimentos que todos estamos a enfrentar, principalmente, não podendo cada um cumprir com as nossas funções educativas, fazer o que mais gostamos, no processo de ensino aprendizagem e contribuir efetivamente para o desenvolvimento deste país.

Por isso a minha mensagem, neste momento de comemoração nas condições a que estamos confinados é que, com o diz o lema escolhido, vamos continuar a qualificar para o desenvolvimento de Cabo Verde naquilo que é a nossa especialidade: O ENSINO TECNICO SECUNDÁRIO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Nestes vinte e cinco anos, milhares de alunos já passaram pela nossa escola de que hoje temos o orgulho de ver como jovens quadros e técnicos altamente qualificados em várias funções na nossa sociedade. Vamos continuar com toda a força e zelo enfrentando novos desafios, perante as novas necessidades do nosso país: CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO TÉCNICO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL - através do aumento dos alunos na via técnica e formação profissional; novas ofertas formativas; melhorias/requalificação das infraestruturas (salas de aulas , oficinas, biblioteca, cantina); e rigor pedagógico e cientifico - numa palavra indo de encontro ao dos objetivos do programa do governo ix legislatura, atingir os 40% do ensino técnico.

Finalmente, caros aniversariantes da nossa comunidade educativa. Nesta hora, não podemos esquecer os antigos dirigentes, técnicos administrativos e professores, reformados ou que já não estão presentes entre nós a quem dirigimos uma profunda homenagem. Sem eles não estaríamos onde nos encontramos hoje.

Feliz dia dos 25 anos da nossa Escola a todos e onde estivermos, nas condições que pudermos, comemoremos de alguma forma, com criatividade o aniversário da Escola a que fazemos parte.

Um abraço de muita coragem, força e esperança no futuro a todos.