DESTAQUES

1/6
PRÓXIMOS EVENTOS
31
MARÇO

A Direção da Escola Técnica da Praia, faz-se saber que encontram-se aberta inscrições para os cursos de Formação Profissional até o dia 9 de Abril.

27
JAN

A Direção da Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos - ESPCR, convova os coordenadores para a reunião do concelho pedagógico a ter lugar no dia 27 de janeiro (quarta-feira) às 15:00 na sala de confêrencia da escola.

11
FEVE

A Direção da Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos - ESPCR, comunica aos alunos, pais e encarregados de educação, que as notas referente ao 1º trimestre podem ser consultados aqui.

LINKS UTEIS
sige.png
menus-10.jpg
GESCT-10.png
radio educativa.jpg
logo_portal.png
Logotipo-MED.png
iefp_logo-1.png
OFERTAS FORMATIVAS
Via Tecnica.png
Via Geral.png
Untitled-1.png
NOTICIAS
w4.jpg

ESPCR ORGANIZA WORKSHOP MUSICAL

No âmbito do Projeto Educação, Cultura e Solidariedade, a ESPCR organizou um workshop musical na Escola, tendo como convidados, Djodje, Zé Rui de Pina e Guitta Ortet. O evento contou com a honrosa presença do Ministro da Educação.

Neste Workshop, os artistas e profissionais do setor musical passaram a sua experiência de trabalho e de vida aos alunos, para que os mesmos tenham uma maior sensibilidade para o sector como uma escola de valores e uma opção de vida como profissão.

O objetivo é contribuir para o reforço do ensino da arte, para estimular os alunos na produção artística e não menos importante, contribuir para uma boa saúde mental e psicológica dos adolescentes neste momento da crise sanitária e as suas restrições sociais.  Leia mais

13jan.png

PALESTRA ALUSIVA AO DIA 13 DE JANEIRO

Comemora-se este ano (2021) o 30º aniversário da Democracia em Cabo Verde e a E.S.P.C.R. associa-se a esta celebração.

Para tal, a Escola terá a honra e o prazer de receber o Dr. Jacinto Santos para proferir uma palestra e promover uma conversa aberta subordinada ao tema “A construção da Democracia em Cabo Verde”, a qual terá lugar no dia 12 de janeiro, pelas 16 horas, na sala de conferências.

Promovendo o diálogo e um maior conhecimento acerca desta data histórica, membros da direção, alunos e professores estão convidados a participarem deste evento.

1.jpg

ALUNAS DA E.S.P.C.R. RECEBEM BOLSA CEDEAO

Em concertação com a DNE, três alunas da E.S.P.C.R., das áreas de Ciência e Tecnologia, Contabilidade e Administração e Construção Civil, foram contempladas com uma Bolsa CEDEAO, equivalente a um valor monetário acompanhado com um computador portátil.

Por terem obtido as melhores médias no ano letivo 2019/2020 e como forma de valorizar o esforço dessas alunas, este prémio é um incentivo à dedicação e ao empenho nos estudos, tanto para elas como para outros alunos que poderão vir a recebê-lo em 2020/2021.

ENSINO TÉCNICO e FORMAÇÃO PROFISSIONAL

A reforma do sistema de ensino técnico deverá proporcionar alinhamento estratégico com o sistema de formação profissional, para servir a economia, as vocações e as prioridades do desenvolvimento e, bem assim, alavancar a relevância da capacitação para o mercado de trabalho e para o aumento da produtividade e dos rendimentos.

Estamos a trabalhar na reforma para o alinhamento dos planos e da oferta formativa, com as necessidades específicas do mercado cabo-verdiano.

A declaração é do Secretário de Estado Adjunto para a Educação, Amadeu Cruz, que participou nesta terça feira, 28, no Atelier Temático “Estratégia de Desenvolvimento do Capital Humano no Horizonte 2030”.

MATRÍCULAS ONLINE

Dada a situação que se vive no momento, em que o distanciamento social é fundamental para ultrapassarmos esta pandemia, urge a necessidade de se resolverem situações que, habitualmente, provocam a formação de filas, como é o caso das matrículas para o ano letivo 2020/2021.

Assim sendo, a direção da E.S.P.C.R. tem a intenção de pôr em prática o uso das tecnologias para que, realmente, alunos, pais e encarregados de educação efetivem as suas matrículas quer na via geral (9º e 10º anos) quer na via técnica (11º e 12º anos).

Para além de se optimizarem os processos de organização, esta medida também vai permitir que todos se matriculem à distância sem que se corra qualquer tipo de risco, havendo assim benefícios para todos.

Comunicação do Diretor da ESPCR

Caros (a) alunos (as), pais e encarregados de educação

Caros professores (as), colaboradores e colegas da direção da Escola

Exmos. parceiros, benfeitores e amigos

Senhores e Senhoras, jovens e adolescentes da nossa Comunidade Educativa em geral

 

Nesta data, a nossa Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos (ESPCR) completa a bonita idade de um quarto do século, ou seja, 25 anos de existência marcados por muito trabalho e por resultados indesmentíveis levados a cabo por muita gente.

ESPCR com projecto para dinamizar biblioteca e levar os alunos a gostar de ler

A Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos está a desenvolver atualmente um projeto voltado para alunos do 7º e 8º anos de escolaridade, no sentido de estimulá-los a desenvolverem o gosto pela leitura. A informação partiu de Eurisa Pereira, Coordenadora do Serviço da Biblioteca e do Arquivo da escola, que, revelou que sessões de leituras interactivas integram o projeto.
Mais detalhes através do link: https://soundcloud.com/user-90153868/peca-biblioteca-espcrmp2/s-wIX99

Mensagem do diretor alusivo ao dia do professor Caboverdiano

Hoje, 23 de abril, comemora-se o Dia do Professor Cabo-verdiano. Este ano, particularmente, numa situação diferente, pois estamos em distanciamento social devido ao Covid-19 e não nos é permitido o habitual convívio entre nós. Mesmo assim, não podia deixar de felicitar cada um de vós por este Dia que vos é dedicado.
O Professor tem uma das tarefas mais difíceis, a de educar, formar e preparar os jovens para que o futuro seja melhor do que o presente e é com imensa satisfação que, neste Dia especial, agradeço a cada um de vós pela dedicação, esforço, trabalho, competência e compromisso com que têm trabalhado na E.S.P.C.R. Todos são especiais pelo que fazem, por vencerem os desafios do quotidiano e levarem os alunos a aprender, para que futuramente sejam bem sucedidos.

Caros professores, funcionários, alunos e pais/encarregados de educação.

Nesta época de quarentena que estamos a vivenciar, é preciso acreditar que para que tudo melhore, necessitamos de nos distanciar. Mas, mesmo assim, estamos mais perto do que nunca porque sabemos que o convívio social está para breve.

Tal como outras classes profissionais, os profissionais da Educação são especiais e fazem a diferença na sociedade, pelo que é de extrema importância que, acima de tudo, olhemos pela nossa saúde e certamente, com os cuidados individuais de cada um e seguindo as orientações das autoridades responsáveis, acabaremos por terminar esta fase com a nossa saúde salvaguardada.

Se tudo correr como o previsto, a partir de 18 de abril poderemos voltar à rotina normal, prosseguindo as nossas vidas, pessoais e profissionais, como desejamos.

Portanto, por enquanto, fiquemos em casa, cuidemos da nossa saúde e da dos outros, pois, brevemente, voltaremos a reunir a família E.S.P.C.R. Com certeza, vamos ficar bem.

O Diretor - António Afonso

Coversa aberta sob o tema Jovens e a Internet: Como navegar na rede com segurança

Alunos da Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos, participaram hoje, 18, numa conversa aberta sob o lema “Jovens e a Internet: Como navegar na rede com segurança”. A iniciativa enquadra-se nas comemorações do “Dia Internacional da Internet Segura “, assinalado 11 de fevereiro, e foi orientada pelo Presidente da Agência de Regulação Multissectorial da Economia (ARME), Doutor Isaías Barreto, que chamou a atenção dos estudantes sobre o perigo do uso incorreto da internet. Saiba mais: https://cutt.ly/OrNkVTe

DOAÇÃO DE LIVROS

Dando continuidade à parceria entre a E.S.P.C.R. e o SENAI, o que já vem acontecendo desde 2017, esta instituição brasileira doou à Escola um total de 2719 livros, com títulos que abarcam as diversas áreas técnicas.

Acabados de chegar, numa entrega feita pelo IEFP, estes exemplares contribuem para um melhor apetrechamento da Biblioteca e irão estar à disposição de alunos e de professores, favorecendo a aquisição de conhecimentos e valorizando os cursos da Via Técnica oferecidos pela E.S.P.C.R.

Iniciou-se Hoje a XII edição da semana da Via Técnica

Sob o lema Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos, promovendo a igualdade entre rapazes e raparigas, a instituição de ensino promove de hoje a 6 do corrente, a XII semana da via técnica.
A iniciativa visa difundir e sensibilizar os alunos, pais e encarregados de educação sobre a importância da via técnica no ensino secundário.
De salientar que na cerimónia de abertura da XII semana da via técnica foram homenageados os alunos quadros de honra.

Os detalhes neste link: https://soundcloud.com/…/peca-escr-semana-da-via-te…/s-btCW3

Casa de Estudantes da ESPCR organiza competição de Ténis

No dia 22 de fevereiro realizou-se uma competição de Ténis de Mesa, na Casa dos Estudantes, na Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos.
A modalidade é bastante apreciada pelos alunos, de modo que muitos quiseram inscrever-se para participar.

Os vencedores da competição de ténis de mesa foram: 1 lugar: Alessandro Gomes; 2 lugar: Daniel Miranda; 3 lugar: Everson Lubrano

1 / 1

Please reload

             ESPCR © 2018, DESIGN BY MARCOS DA GRAÇA E ALUNOS CURSO TIC

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
  • w-youtube